terça-feira, 4 de junho de 2013

A Elaboração Onírica

2ª Unidade – Resumo de:

A Elaboração Onírica (S. Freud – Conferências Introdutórias à Psicanálise, Os Sonhos. 1916, vol. XV, Cap. XI)

Nesse texto, Freud se propõe a elucidar os mecanismos presentes na elaboração onírica. Inicialmente, relembra aos leitores que a elaboração onírica é o trabalho que transforma os conteúdos latentes (pensamentos inconscientes) em sonho manifesto (representações conscientes), enquanto o trabalho interpretativo ocorre pela via contrária, ou seja, a partir do sonho manifesto chega-se aos conteúdos latentes.

Freud aponta que os sonhos infantis não necessitam de interpretação, pois são evidentemente realizações de desejos. Mas, mesmo os sonhos infantis sofrem transformações:
- de desejos em imagens de realização da experiência desejada.
- de pensamentos em imagens visuais.

No entanto, o que interessa a Freud nesse texto são as deformações que se operam na elaboração onírica dos sonhos dos adultos, essas é que devem ser decifradas através do trabalho interpretativo. Freud aponta quatro mecanismos que se processam na elaboração onírica: condensação; deslocamento; figurabilidade (transformações de pensamentos em imagens); e a elaboração secundária, que age sobre os produtos primários da elaboração onírica.

Condensação:
- diversos conteúdos latentes se combinam e se fundem em um elemento (pessoa, lugar, objeto, etc.) do sonho manifesto. Dessa forma, um elemento manifesto pode corresponder simultaneamente a diversos elementos latentes. Isso pode se dar de diversas formas:
·                     Determinados conteúdos latentes, por terem algo em comum, se fundem em um elemento no sonho manifesto. Desse modo, as semelhanças no material latente são substituídas por um único elemento no sonho manifesto.
·                     Mas também os contrários são tratados da mesma forma que as semelhanças, sendo preferencialmente expressados pelo mesmo elemento psíquico. Assim, um elemento no sonho manifesto pode estar expressando a si mesmo, ou o seu contrário, ou ainda ambos. Isso significa que nenhuma representação no sonho está isenta de ambiguidade, apenas o sentido que se lhe dará poderá decidir qual versão escolher.
·                     Diversos conteúdos latentes podem ser combinados numa unidade desarmônica juntando-se parte de cada conteúdo, tal como nos centauros e nos animais fabulosos da mitologia.
- por outro lado, um elemento latente pode se fazer representar em diversos elementos manifestos.
- O sonho manifesto possui um conteúdo menor que o do sonho latente (nunca ocorre o inverso).
- a condensação não é efeito da censura, mas ocorre devido a um fator automático ou econômico, em todo o caso, a censura lucra com ela.

Deslocamento:
Manifesta-se de duas maneiras:
- um elemento latente é substituído não por uma parte componente de si mesmo, mas por alguma coisa mais remota, isto é, uma alusão.
- o acento psíquico é mudado de uma coisa importante para outras sem importância, de forma que o sonho parece descentrado e estranho.
- o deslocamento é obra da censura dos sonhos.

Figurabilidade:
- Consiste em transformar pensamentos latentes, que são expressos em palavras, em imagens sensoriais, a maioria na forma de imagens visuais.
- Não afeta tudo nos pensamentos oníricos; alguns deles aparecem no sonho manifesto também como pensamentos ou conhecimentos, portanto não são as imagens visuais a única forma na qual os pensamentos se transformam (mas, ainda sim, são a essência da formação dos sonhos).
- Esse processo ocorre na forma de regressão, uma vez que os pensamentos originalmente surgiram de imagens sensoriais.
- a figurabilidade atende as necessidades da condensação e do deslocamento no processo da elaboração onírica.

Elaboração Secundária:
- Confere um aspecto de unidade em maior ou menor grau de coerência aos produtos primários - condensação, deslocamento, figurabilidade - da elaboração onírica.

Ao final do texto, Freud adverte que as atividades da elaboração onírica se resumem nos quatro mecanismos apontados acima e que ela é incapaz de formar discurso. Os discursos no sonho manifesto, na maioria das vezes, são cópias e combinações que alguém ouviu ou enunciou para si mesmo no dia anterior ao sonho (restos diurnos) e que encontram conexão com os conteúdos inconscientes instigando-os para que surjam no sonho. 

Maio/2013 - Elaborado por Camila Sanzi e Karina Bueno, Equipe de Monitores de Psicanálise - PUC/SP – Campus Barueri .


Nenhum comentário: