segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quinta lição


Quinta lição

- Freud discute nesta lição sobre as implicações da falta de satisfação das necessidades sexuais. Aborda a regressão às primeiras fases da vida sexual e a transferência.

- Adoecimento acontece quando falta a satisfação das necessidades sexuais, seja por obstáculos exteriores ou ausência de adaptação interna. Assim, as doenças são para os neuróticos como uma satisfação substitutiva. Por isso muitas vezes encontra-se grande resistência contra a ‘cura’ de tal patologia.
- Há uma regressão no estado patológico que satisfaz às pulsões sexuais, pois retorna temporal e formalmente a libido para os estados mais primitivos do desenvolvimento psíquico, quando a satisfação era plena.
- A realidade mostra-se insatisfatória para o indivíduo, por isso mantemos também uma vida de fantasiosa, em que compensamos as inibições por realizações.
- A fuga da realidade insatisfatória por meio da doença proporciona ao doente um prazer imediato. Essa fuga se dá por regressão as primeiras fases da vida sexual onde não faltou satisfação alguma.
- Segundo Freud, o homem ‘vencedor’ é aquele que consegue realizar parte de suas fantasias. Se esta realização parcial não é alcançada, o sujeito tende a satisfazer-se na fantasia, cujo conteúdo no caso das doenças, se transforma em sintoma.
- Há também a possibilidade de se realizar tais fantasias nas criações artísticas. (Sublimação)

- Durante o tratamento psicanalítico o paciente desloca para o analista uma série de sentimentos inconscientes provenientes de suas fantasias, que podem tanto ser afetuosos quanto hostis. “[...] a transferência surge espontaneamente em todas as relações humanas de igual modo nas que o doente entretém com o médico; é ela, em geral, o verdadeiro veículo da ação terapêutica, agindo tanto mais fortemente quanto menos se pensa na sua existência.” (FREUD, 1910 [1909], p.63 – 64)
- A psicanálise não cria a transferência, apenas a desvenda à consciência.

- Freud aponta alguns obstáculos a aceitação das idéias psicanalíticas:
            - há um temor de que esse processo possa causar danos as aspirações morais por trazer a tona para a consciência os impulsos sexuais reprimidos.
            - falta de hábito de contar com o rigoroso determinismo da vida mental;
            - desconhecimento das singularidades e vicissitudes dos processos mentais inconscientes que diferem dos conhecidos conscientes.

- Os resultados mais comuns dos desejos inconscientes libertados pelo trabalho psicanalítico são:
            - A repressão é substituída pelo julgamento de condenação efetuado pelo superego;
            - A energia dos desejos reprimidos permanece utilizável, substituindo-a por um alvo conveniente e de maior valor social. Processo chamado de sublimação;
            - Certa parte dos desejos reprimidos faz jus à satisfação direta, a realização.

Nenhum comentário: