sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Freud II - Verbetes: Princípio do Prazer, Princípio de Realidade e Princípio de Nirvana.


Princípio do Prazer (Resumo retirado do Vocabulário de Psicanálise, Laplanche e Pontalis, 2001)

·         O objetivo da atividade psíquica é evitar o desprazer e proporcionar o prazer.
·         Opõe-se ao princípio de realidade.
·         O principio do prazer é o princípio que nos faz querer imediatamente algo satisfatório e querer cada vez mais.
·         O sujeito busca alcançar prazer, a sensação de prazer é a experiência qualitativa de uma redução de excitações dentro do psiquismo, ou seja, prazer significa descarga de excitações enquanto o desprazer aumenta.


Princípio da Realidade (Resumo retirado do Vocabulário de Psicanálise, Laplanche e Pontalis, 2001)

·         O princípio da realidade surge a partir de uma modificação do princípio de prazer.
·         Caracteriza-se pelo adiamento da satisfação.
·         No princípio da realidade, o prazer pode ser adiado em nome de um prazer maior ou para evitar-se uma dor maior, no futuro.
·            O princípio da realidade é uma espécie de mecanismo psíquico que direciona o      homem a adaptar-se à realidade e a ordem moral.


Principio de Nirvana (Resumo retirado do Vocabulário de Psicanálise, Laplanche e Pontalis, 2001)

  • Tendência do aparelho psíquico para reduzir ao máximo qualquer quantidade de excitação, seja ela externa ou interna.
  • Este termo (NIRVANA), foi difundido no Ocidente por Schopenhauer, proveniente da religião budista e significa “extinção do desejo humano”. Essa expressão proposta por Barbara Low e reformada por Freud, em “Além do principio do prazer” (1920), para referir a uma “supressão da tensão de excitação interna”. Mais adiante, Freud irá corresponder o NIRVANA com a pulsão de morte em “O problema econômico do masoquismo” (1924), supondo que este “exprime a tendência da pulsão de morte”, sugerindo também que este termo tenha “uma ligação profunda entre o prazer e o aniquilamento” (ver "principio de prazer").

Outubro/2012 - Elaborado por Larissa Almeida, Marina Monteiro e Regina Cordeiro, Equipe de Monitores de Psicanálise - PUC/SP – Campus Barueri .

Nenhum comentário: