quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Resumo do texto de apoio O DEBATE: ESTRUTURALISMO/HISTORICISMO – LAPLANCHE versus LACAN.

Teoria psicanalítica e seus impasses:
Continuidade evolutiva X ruptura
Lógica interna determina rearticulações e redefinições dos conceitos teóricos a partir de impasses teóricos. (ex: a Interpretação dos Sonhos)
A psicanálise é uma rede conceitual complexa que inviabiliza a causalidade e a linearidade.
O objeto da psicanálise é o inconsciente que foi muito criticado tanto pela ciência quanto pela filosofia. Respondendo a tais criticas Freud afirmou que seu principal interesse era definir o conjunto de características e operações específicas do inconsciente, ao invés de provar sua existência.
Momentos teóricos e concepção de inconsciente exigida pela conceituação clínica vigente.
Teoria do trauma/sedução – sexualidade concebida biologicamente em conflito com uma rígida moral, “secretamente” lasciva.
Descoberta da sexualidade infantil – teoria de repressão externa a uma sexualidade auto-erótica e pré-genital
Édipo empírico – teoria da repressão internalizada a uma sexualidade essencialmente incestuosa
Édipo estrutural – teoria da constituição do sujeito em obediência a um antagonismo pulsional que o transcende.
Fantasia X Trauma (factual)
O trauma pode acontecer, mas não é obrigatória sua presença na constituição psíquica do sujeito. Já, a fantasia é obrigatória e atua como substitutiva do trauma.
Impasse epistemológico de Freud:

Filiação ao campo científico (positivismo – biologia das pulsões)
X
Polissemia do discurso (associação livre – metapsicologia)

Laplanche e Pontalis consideram a mitologia freudiana (Totem e Tabu) como uma necessidade de provar cientificamente a concepção estrutural de inconsciente. O auto- erotismo decorre da perda do primeiro objeto (figura materna), e a emergência do desejo deverá ser considerada a conseqüência imediata da falta resultante.
Lévi-Strauss reconhece que o Mito da Horda Primitiva se restringe ao campo do social, concordando que a proibição do incesto é a fronteira entre natureza e cultura, mas discordando de Freud no que tange a constituição do sujeito.
Lacan compreende que a Fantasia é primária e que ao entrar em contato com a realidade produzirá a estrutura psíquica do sujeito. Tem orientação metafísica que promove a fantasia ao estatuto de imaginário, consubstancial ao próprio inconsciente. Também situa a falta antes da experiência vivenciada pelo sujeito.
Klein reducionismo biologizante – Fantasia sendo subproduto da pulsão indiferenciada de instinto. Reincidência interminável, em todo e qualquer comportamento, de uma razão ultima vinculada a satisfação de necessidades orgânicas.
A fantasia é autônoma tanto em relação ao substrato corporal como perante as relações interpessoais.
O mito é usado por Freud como saída para o impasse entre causalismo biológico e metafísica estruturalista.

Agosto/2010 - Elaborado por Diego Penha e Karina Bueno da Equipe de Monitores de Psicanálise - PUC/SP – Campus Barueri.

Nenhum comentário: