sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Dissolução do Complexo de Édipo (1924)


Freud II - RESUMO - 2ª Unidade
A Dissolução do Complexo de Édipo (1924)
vol. XIX - Obras Completas de Sigmund Freud.
           

- Este se trata do primeiro de texto de Freud que oferece ênfase no tratamento das diferenças entre a dinâmica edípica em meninos e meninas.
- Freud já havia apontado em outros textos a importância do desfecho da dinâmica edípica para a entrada das crianças no período de latência, porém o autor retoma neste texto, por quais motivos ocorreria a sua dissolução, em outras palavras, sua demolição.
- A Psicanálise já possuía de antemão duas embasadas hipóteses destes motivos, porém Freud anunciou-se não satisfeito com elas.
- A primeira indica que as constantes frustrações na busca pelo amor incondicional de sua mãe levariam a criança a “voltar às costas” ao seu desejo – negação. (hipótese Ontogenética)
- A segunda hipótese indicaria que o complexo de Édipo chegaria ao seu fim por “ter chegado sua hora”. Em uma visão desenvolvimentista, Freud exemplifica afirmando que seria como os dentes de leite que em um dado momento do desenvolvimento simplesmente caem. (hipótese Filogenética)
- O autor aponta que esta hipóteses se completam e que há lugar para elas na compreensão da dissolução do complexo de édipo, porém ainda se permanece o interesse em se estudar como esse desenvolvimento ocorre em seus pormenores.
- Freud retoma suas proposições sobre a fase fálica. Nela o interesse da criança voltar-se-ia para a manipulação da genitália. Posteriormente haveria o reconhecimento da desaprovação dos adultos frente a este tipo de interesse e manipulação. Este reconhecimento se daria por afirmações literais ou figuradas da eminencia de castração, por exemplo: “Se ficar com a mão no pipi ele vai cair”, ou “se ficar com a mão aí, papai/médico vai cortar/ficar bravo”. Freud salienta a possibilidade de a manipulação ser deslocada para enurese noturna (xixi na cama), portanto a ameaça ficaria: “Se você fizer xixi na cama o médico terá que cortar fora”.
- Assim, o autor postula que a ameaça de castração seria a principal mobilizadora da destruição da organização fálica infantil. Porém, Freud salienta outras experiências de castrações prévias – parar de mamar no seio materno, excreção das fezes e outros.
- Outro evento fatal para a organização fálica da criança e por consequência à dissolução do complexo de Édipo seria a exposição do garotinho a um organismo feminino castrado – em sua imaginação. Com isso a eminencia da própria castração se tornaria plausível na fantasia infantil.
-Assim, Freud aponta as diferenças entre a dissolução do complexo de Édipo em meninos e meninas.
- Dissolução em meninos:

  • Menino acredita que o falo é o objeto desejado por sua mãe, assim o pai seria uma ameaça a ele – Dilema: Amar a mãe e correr o risco da castração X abdicar-se do desejo de possuir a mãe para garantir a integridade fálica.
  • Renúncia aos pais como objetos de desejo
  • Incorporação dos pais como objetos – Identificação
  • A Identificação resulta na formação do Superego
  • Autoridade do Pai é introjetada, ocorrendo assim a proibição do incesto (Castração).


- Dissolução em meninas:
  • Menina acredita que em uma época anterior possuía um falo e que por algum motivo fora castrada – Dilema: Desejar o falo do pai para si e correr o risco de perde o amor parental X Renunciar a possibilidade de reconquistar um falo para si e manter o amor parental.
  • Renúncia aos pais como objetos de desejo
  • Incorporação dos pais como objetos – Identificação
  • A Identificação resulta na formação do Superego
  • O desejo de ganhar um bebê (boneca posteriormente) do pai é a forma compensatória de aceitar a castracao.


Setembro/2014 - Elaborado por Diego Penha e revisado por Regina Cordeiro, Equipe de Monitores de Psicanálise - PUC/SP – Campus Barueri .




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lista de Filmes - Complexo de Édipo

RELAÇÃO DE FILMES – COMPLEXO DE ÉDIPO
Lista de filmes indicados no Blog
2013 – Django Livre
2012 – Intocáveis
2012 – Sete dias com Merilyn
2012 – Precisamos falar sobre Kevin
2011 – Um método perigoso
2011 – A pele que habito
2011 – Melancolia
2010 – O nome do amor
2010 – O discurso do rei
2010 – Enrolados
2010 – Toda forma de amor
2009 – Anticristo
2009 – 500 dias com ela
2009 – O psicólogo
2008 – Vicky Cristina Barcelona
2008 – Batman: O cavaleiro das trevas
2007 – Não estou lá
2005 – Volver
2003 – Os sonhadores
2002 – Gangues de Nova York
2002 – Fale com ela
2001 – O fabuloso destino de Amelie Poulain
1999 – Garota interrompida
1998 – Gênio indomável
1998 – Patch Adams: o amor é contagioso
1997 – A outra face
1997 – Melhor impossível
1986 – A cor púrpura
1958 – Um corpo que cai

‘Novos’ Filmes indicados

2013 – Azul é a cor mais quente
2013 – The F word
2013 – Como não perder essa mulher
2012 – O lado bom da vida
2012 – A separação
2012 – As vantagens de ser invisível
2012 – Valente
2012 – Ted
2006 – Anjos da vida: mais bravos que o mar
1995 – Don Juan de Marco
1993 – Um mundo perfeito

Seriados Indicados

House
The Big Bang Theory
The Following
The Walking Dead
Mom
Modern Family
True Blood
Friends
The Sopranos
Breaking Bad

LA LUNA (1979)
Direção: Bernardo Bertolucci
Sinopse: Após a morte do marido, uma famosa cantora lírica de Nova York, Caterina Silveri (Jill Clayburgh), viaja com Joe, seu problemático filho adolescente, para a Itália. Enquanto ensaia uma ópera de Verdi, descobre que ele está viciado em heroína. É o início de um denso conflito entre mãe e filho, repleto de revelações e surpresas. 

QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF (1966)
Direção: Mike Nichols
Sinopse: Elizabeth Taylor e Richard Burton são ideais como o malévolo casal George e Martha no primeiro filme do diretor Mike Nichols com base na obra de Edward Albee, um sucesso da Broadway “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”. Taylor ganhou seu segundo Oscar. Burton fica ao lado dela como o marido emocionalmente perturbado. E George Segal e Sandy Dennis (que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante) marcam presença como o outro casal que atravessa o destrutivo caminho deles, em um jantar inesquecível que se prolonga noite adentro.

JE VOUS SALUE MARIE (1985)
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse : Através de duas histórias paralelas e distintas, o renomado diretor Jean-Luc Godard nos oferece sua versão para a comcepção da Virgem. Um filme forte, polêmico e interrogativo. Nela, Maria (Myriem Roussel) é uma jovem estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai; José (Thierry Rode) é um jovem determinado que dirige um táxi pela cidade. Ao saber da gravidez de Maria, José a acusa de traição. Agora, o anjo Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencer José para que ele aceite essa gravidez, pois ambos terão que enfrentá-la e os planos divinos. Paralelamente a essa história, um professor em uma classe de ciências que estuda a origem da vida na Terra, tem um caso com uma de suas alunas.

A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967)
Direção: Mike Nichols
Sinopse: Dustin Hoffman estrela como o recém-formado Benjamin, que passa seu próximo verão seduzido pela mulher do melhor amigo do pai. Para piorar, ele se apaixona pela filha da amante. Indicado para 7 Oscar, Mike Nichols recebeu o Prêmio de Melhor Diretor e a maravilhosa trilha sonora de Simon and Garfunkel venceu 3 Grammys, tornando a dupla um sucesso. O elenco primoroso traz Anne Bancroft como a sedutora Sra. Robinson e Katharine Ross como a encantadora filha. 

AS INVASÕES BÁRBARAS (2003)
Direção: Denys Arcand
Sinopse: Considerado um dos melhores filmes de 2003, “As Invasões Bárbaras” é um filme raro. Emocionante sem ser piegas e ao mesmo tempo moderno. O diretor Denys Arcand promove o reencontro dos amigos de “O Declínio do Império Americano” dezoito anos depois. Eles estão juntos novamente para se despedir do divorciado Rémy, abatido por um câncer raro. A reunião é promovida por seu filho yuppie. 

COLEÇÃO “AS AVENTURAS DE ANTOINE DOINEL” 
Direção: François Truffaut

OS INCOMPREENDIDOS (1959)
Sinopse: Mostra o travesso Antoine Doinel aos 14 anos em Paris. Mal amado pelos pais, ele causa problemas na escola, em busca de atenção.

DESEJOS PROIBIDOS (1968)
Sinopse: Com o fim do serviço militar, Antoine procura um emprego e um amor em Paris. Depois de trabalhar como atendente num hotel, passa a ser detetive particular. Entre suas atrapalhadas investigações, vive um romance com a muito sensata Christine Darbon. 


DOMICÍLIO CONJUGAL (1970)
Sinopse: Antoine está casado com a sensata Christine. Enquanto ela dá aulas de violino, ele ainda está em busca de um emprego fixo. A rotina do casal é alterada com a gravidez de Christine e um caso extraconjugal de Antoine. Será que o domicílio conjugal irá resistir?

O AMOR EM FUGA (1979)
Sinopse: Aos 35 anos, Antoine divorcia-se de Christine e começa a rever diversos personagens que marcaram sua vida, incluindo Colette, seu primeiro amor. Em meio a tudo isso, vive um romance com Sabine, uma jovem vendedora de discos. 

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)
Versão de Walt Disney
Sinopse: Um verdadeiro marco na história do cinema, que vem conquistando diversas gerações encantadas pelo charme e beleza da primeira obra-prima de Walt Disney. Essa é a história de Branca de Neve, uma bela princesa que tem sua vida ameaçada pela rainha-madrasta ciumenta. Branca de Neve consegue fugir e esconder-se na casa dos sete anões: Dunga, Mestre, Feliz, Dengoso, Zangado, Soneca e Atchim, até uma misteriosa velhinha aparecer com uma maçã envenenada e provocar, então, um dos finais mais conhecidos da história. 

DUMBO (1941)
Versão de Walt Disney
Sinopse: A história do elefantinho que por ter nascido com orelhas grandes é desprezado e ridicularizado por todos os animais de um circo. Afastado da mão, Dumbo encontra um amigo fiel, o camundongo Timothy. Juntos eles irão arrancar aplausos da platéia: quando Dumbo torna-se o único elefante voador do mundo. 

A PEQUENA SEREIA (1989)
Versão de Walt Disney
Sinopse: A versão de Disney trouxe belas músicas e um final feliz à fábula de Hans Christian Andersen. Em algum lugar do oceano, com muita imaginação, mentiras e aventuras fantásticas, entre sereias que supostamente deveriam permanecer no oceano, uma se demonstra insatisfeita com sua situação: Ariel. Apaixonada por um humano, ela está disposta a tudo, a desobedecer o seu pai, o rei Tritão, chegando até a fazer acordo com a bruxa má, Úrsula. Em busca da felicidade, encontrará apoio em seus amigos fiéis, Linguado e Sebastian. 

O REI LEÃO (1994)
De Walt Disney
Sinopse: Versão de Disney para a tragédia shakespeareana “Hamlet”, este épico fala do amor entre o soberano leão Mufasa e seu ingênuo e curioso filhote Simba. Saindo das trevas surge seu invejoso tio Scar que afasta Simba do trono e o leva ao exílio. Na companhia de novos e divertidos amigos, Simba se esquece de suas responsabilidades de futuro rei, a adota o despreocupado estilo de vida “Hakuna Matata”. Mas o místico e sábio babuíno Rafiki precisa ajudar Simba a recuperar seu verdadeiro destino no “ciclo da vida”.

Outros:
os homens que não amavam as mulheres
Procurando  Nemo, de Walt Disney.
Os Incríveis, Pixar Pictures. 
Poltergeist, de Steven Spielberg. (Há uma ótima análise feita por Oscar Cesarotto, a respeito da função paterna).
Festa de Família, de Thomas Winterberg.
Psicose e Vertigo, de Hitchcok.
 Édipo – Passolini
Quando voce viu seu pai pela última vez?
O último imperador – Bertolucci
O cheiro do ralo
Kill Bill – Tarantino
O iluminado – Stanley Kubrick
Lolita – Stanley Kubrick
Sonata de Outono – Bergman
Gritos e sussuros – Bergman
Fanny e Alexander - Bergman
Negócios à parte – Claude Chabrol
A garota partida ao meio – Claude Chabrol
A teia de chocolate – Claude Chabrol
Um bonde chamado desejo
Quem tem medo de Virginia Woolf?
Nelly e o Sr. Arnaud – Claude Sautet
Dr. T. e as mulheres – R. Altman
Sobre meninos e lobos – C. Eastwood
Camille Claudel – Bruno Nuyiten
Afinidades Eletivas -  Paolo e Vittorio Taviani
Crimes e Pecados
Todos dizem eu te amo
O sonho de Cassandra
Match point
Vicky Cristina Barcelona – W. Allen
Algo como a felicidade
Festa de família
Beleza americana – S. Adams
A primeira noite de um homem
Oito ½ - Fellini
Spider – Cronenberg
Eraserhead – David Lynch
A partida
O anticristo – Lars von Tries
Propriedade privada – Joachim Lafosse
3000 orações para você
Leonera – Pablo Trapero
Liam – Stephen Frears
Starwar
Nicho vazio – Daniel Burman
O banheiro do papa 
Caos calmo – Nanni Moreti
Ao entardecer
Tudo sobre minha mãe – Almodovar
O passado – Hector Babenco
O rei e a rainha
Crazy – loucos de amor
A lula e a baleia
Cisne Negro
Millenium: os homens que não amavam as mulheres